domingo, 29 de agosto de 2010

Conhecimento, a forma pela qual vemos a realidade.

Aproveitando as aulas de Sociologia, Antropologia, Filosofia e Psicologia que tive esses dias na faculdade. Vou falar um pouco sobre o que aprendi dos tipos de conhecimentos e somei com o que eu já sabia ou imaginava que sabia rsrs.
O conhecimento é a forma pela qual vemos a realidade. Conhecimentos são habilidades adquiridas por uma pessoa através da experiência ou da educação; a compreensão teórica ou prática de um assunto.

O conhecimento empírico é assistemático e ametódico (não tem um sistema e nem método definido), é o senso comum, ou seja, é o que todos conhecem por experiências sem evidência, sem uma preocupação com explicação. Por exemplo: minha avó dizia que faz mal tomar leite com manga, que eu morreria se tomasse, da onde ela tirou isso?! rsrs. Senso Comum define bem, vejamos, os sinônimos de senso são: discrição, prudência, sabedoria, etc. De comum são: banal, vulgar, barato, corriqueiro. Não me parece um conhecimento muito bom a se seguir, este é o tipo de conhecimento que estou tentando evitar, para isso estou quebrando muitos paradigmas meus.

Já o conhecimento científico ao contrário do empírico tem uma preocupação em conhecer além dos fenômenos, suas causas e leis. Utilizando sistemas, métodos, e experiências que comprovem suas descobertas. Por exemplo, a meteorologia, através de instrumentos e pesquisas eles fazem uma previsão climática com base em fatos e dados.

O conhecimento filosófico tem uma distinção do cientifico pelo simples fato dele não ter um instrumento de investigação. A filosofia utiliza a reflexão e a razão, e é pelas suas experiências que se têm opiniões e impressões. É você parar, e refletir porque isso e aquilo acontecem. Com a maioria das perguntas voltadas para homem e para a vida. Na busca das respostas para os grandes mistérios da vida. Por que estamos aqui? Qual o sentido da vida? O que é felicidade? Afinal o que é a verdade? E realidade?

O conhecimento teológico esta envolvido com instituições, crenças, rituais e tradições. Refere-se aos estudos daquilo que não é físico, do conhecimento do ser, do que transcende o sensorial.
Implica numa atitude de fé diante de um conhecimento revelador. Basicamente ela liga o homem com uma entidade superior. Não importa a sua religião, ou cultura, todas as civilizações que já existiram e as que existem sempre acreditaram na existência de algo superior, divino, seja ele um ser ou panteão. No meu caso é um único deus, Deus.

Em relação ao sujeito (o homem) e o objeto (assunto que se refere determinado conhecimento), o ignorante é o sujeito que sabe nada sobre o objeto. O com dúvida, sabe pouco. O com opinião não tem clareza. E o com evidência, tem certeza.

Por outro lado o homem não é capaz de ter posse plena do objeto de conhecimento; quando muito pode conhecer suas representações e imagens, por isso o homem nunca conhece toda a verdade absoluta. Acredito que isso tenha ligação com “O mito da caverna de Platão”. Num próximo post eu escrevo algo a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário