sábado, 3 de julho de 2010

O homem tem que fazer três coisas na vida - Part 2


Dando continuação sobre a minha interpretação da frase;

“O homem tem que fazer três coisas na vida; plantar uma árvore, construir uma casa e escrever um livro."

Hoje vou falar um pouco sobre o que seria “... construir uma casa...”.

Levando para o lado material, poderia ser interpretado literalmente, como o objetivo de se ter a casa própria, afinal ter um conforto a mais é sempre bom, pensou, ter uma casa grande com piscina, com aquele jardim maravilhoso. Construir patrimônios, ter sua casa, seu carro novo, uma estrutura financeira consideravelmente boa. É o sonho de qualquer um.

Mas pra mim não seria só isso, o homem não nasceu para viver sozinho, nasceu para viver em sociedade. É de sua natureza.Vejamos, na Bíblia Sagrada, em Gênesis no capítulo 2, versículo 24 diz, “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Ainda em Gênesis, no capítulo 9, versículo 7, diz; “Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela.”

Sendo assim, construir uma casa seria constituir uma família, é você ter seu cônjuge e seus filhos. Um lar. Dar continuidade a gerações. Exemplo disso, um dos sonhos que tenho e provavelmente o último que vou realizar, se Deus quiser, é ir no casamento do meu bisneto com minha esposa lá pelos 90 anos de idade rsrs.

Outro ponto de vista, pelo lado da psicologia, a família é a base do caráter do homem, ela desenvolve um sistema de valores, crenças e atitudes. A família tem como função primordial a de proteção, tendo sobre tudo, potencialidades para dar apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos, podendo formar uma barreira defensiva contra agressões externas. A família ajuda a manter a saúde física e mental do indivíduo, por constituir o maior recurso natural para lidar com situações potenciadoras de stress associadas à vida na comunidade.

Alguns psicólogos identificaram como funções familiares, as seguintes: “geradora de afeto”, entre os membros da família; “proporcionadora de segurança e aceitação pessoal”, promovendo um desenvolvimento pessoal natural; “proporcionadora de satisfação e sentimento de utilidade”, através das atividades que satisfazem os membros da família; “asseguradora da continuidade das relações”, proporcionando relações duradouras entre os familiares; “proporcionadora de estabilidade e socialização”, assegurando a continuidade da cultura da sociedade correspondente; “impositora da autoridade e do sentimento do que é correto”, relacionado com a aprendizagem das regras e normas, direitos e obrigações características das sociedades humanas.

A família tem uma enorme influência na construção do caráter do homem, pois a família o edifica.

9 comentários:

  1. Se construir uma casa é construir uma família, vou tentar construir a minha com um cimento bem resistente. Gostei do texto.

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago, ainda não tive tempo para ler todos os posts. Porém o assunto me interessa muito. Passarei mais vezes por aqui.

    Abs

    www.opontodevista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos seus posts, parabéns... continuarei visitando-o.
    Beijos.


    http://www.lilalves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. #CheckPoint @Sidney_Vilao: Meus Sonho é Construir uma casa com uma familia linda. Sem dúvidas não é fácil. Mas todos temos essa possibilidade!

    Vilao do Romance

    http://vilaodeumromance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Usar um bom "cimento" é uma boa idéia João Victor rsrs. Oi Priscila, que bom que você gostou dos temas, fique a vontade sempre que você tiver um tempinho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Lila, beijos e volte sempre rsrs. É um sonho lindo Sidney, particulamente acho minha família linda, amo imensamente meus pais, irmãos e sobrinhos. Lógico que quero ter a minha descendência para completar esse sonho.

    ResponderExcluir
  7. Nossa estava eu aqui procurando no google. Casa de meus sonhos e encontrei vc.
    Sábio e com palavras lindas através do coração.
    Sonho que esse está meio distante de mim.
    Mas de ti com certeza com seu S2 irá conquistar.
    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Oi Thiago, se você é um cara que a cada dia está arriscando mais e mais nas atitudes, e aproveitando que o assunto da postagem é família, quero perguntar se você conhece o homeschooling ou o unschooling. No Brasil chamamos de Aprendizagem Natural. Quem está em uma busca interminável pela verdade (como eu) começa não se conformando com o cenário apresentado da/pela sociedade e o futuro está nas mãos das crianças, que por sua vez estão nas mãos dos adultos. Realmente o conhecimento é a forma pela qual vemos a realidade, mas o ser humano é um ser condicionável, doutrinável. Verdadeiro conhecimento é o que querem que conheçamos (de forma obrigatória) ou é o conhecimento que buscamos de acordo com nossas inclinações e aptidões? O conhecimento está só nas instituições? Refletir sobre a verdadeira Educação e questionar o que é oficial é primordial. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, muito obrigado! Fiquem a vontade ;)

    ResponderExcluir