terça-feira, 20 de julho de 2010

Tendência para ser bom ou mau.


Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do positivo e do negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang. O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro. Quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin você terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.


Opostos, Yin Yang, bem e mau, certo e errado. Não quero fazer citação ao caso polemico do goleiro Bruno, pois acredito que pessoas pequenas discutem pessoas, pessoas medias discutem acontecimentos, pessoas grandes discutem idéias, não que eu seja grande, mas pretendo evoluir, crescer a cada dia, e como a excelência não um ato e sim um habito, evitarei discuti pessoas. Que a justiça tome as medidas cabíveis pela apuração dos fatos.


Acredito que todo mundo nasça com certa tendência para o bem e para o mal, o que varia nessa tendência é a sua intensidade para cada pessoa. E acredito também que o meio (sociedade, ambiente em que cresceu, educação, experiências pessoais, etc.) tenha forte influência sobre as ações tomadas por cada indivíduo, o meio oferece as opções, a tendência é a consciência para a escolha, para exemplificar melhor, consideremos os seguintes indivíduos; Alan, Beto e Carlos.

Alan tenha pouca tendência para o mau, Beto tem uma média tendência, e Carlos uma alta tendência para o mal. Considerando também que uma alta tendência para o mal é uma baixa para o bem, e uma alta tendência para o bem é baixa para o mau.

Alan cresça em um meio saudável (bons relacionamentos, cresceu em um bom ambiente, boa educação, boas experiências pessoais, etc.). Alan seria uma boa pessoa, com ótimo caráter.


Agora considerando que Alan cresça em um meio turbulento, talvez a necessidades ou experiências o induzisse a praticar o mau, mas como ele tem uma fraca tendência para o mau, suas escolhas o levariam a praticar o bem. Ele teria um bom caráter.


Mas se Alan passasse por uma fase agressiva ou até mesmo crescesse em um meio agressivo, ele seria quase que forçado a praticar o mau, mas pela forte tendência para o bem, as forças se equilibrariam, ele teria um médio caráter, talvez duvidoso,com o balanceamento do meio com a tendência, o lado que mais pesar definiria suas decisões e ações.

Para resumir os possíveis caratês desses indivíduos, montei a seguinte tabela, pois só com os exemplos de Alan já da para fazer uma projeção sobre o Beto e Carlos em diferentes meios.


Tabela do Caráter pela relação Tendência x Meio.





.


A tabela é para simplificação e visualização dos exemplos.

E você, aonde se encaixaria nessa tabela?

8 comentários:

  1. Eii! Gostei do post! Foi bom tbm aprender um pouquinho sobre o conceito de Yin e Yang, que eu até então não conhecia!

    ResponderExcluir
  2. Oi,adorei teu blog,parabéns.
    O meu é sobre música,se quiser conhecer http://rosane-freitas.blogspot.com/.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Legal, que bom que você gostou Huandra, bom saber. Obrigado Rosane, como gosto muito de música e sou bem eclético, vou da uma olhada sim no seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Acho que as pessoas não são definitivas, ou seja, não são nem necessariamente boas nem más. A grande maioria vaga pela área cinzenta da moralidade, uma hora num ponto mais claro, outra hora, num ponto mais sombrio, de acordo com as circunstâncias que se apresentam. Raros são os que chegam aos extremos.

    ps.: gostei da proposta do seu blog, vou continuar bisbilhotando

    abçs

    ResponderExcluir
  5. Legal Igo, onteressante seu ponto de vista, concordo com você, no ponto em que as pessoas não são definitivas, quero enfatizar também que a tabela é somente para simplificação do exemplo, não gosto muito de generalizar as pessoas, mas acredito que a maioria das pessoas se encaixariam nessa tabela.
    Que bom que você citou que; “... de acordo com as circunstâncias que se apresentam. Raros são os que chegam aos extremos.”
    Concordo plenamente, por isso que eu disse; “O meio oferece as opções, a tendência é a consciência para a escolha”

    Gostei da sua opinião, fique à-vontade pra comentar sempre quiser, forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma forte tendência pro mau! Forte mesmo. Só não faço coisas malígnas que realmente quero por um grau de racicínio, cultura, inteligência, educação e porque ainda me resta um pingo de sanidade.

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que você teve uma forte influência do meio. A sociedade agradece. rsrs

    ResponderExcluir
  8. O Blog é Ótimo, Parabéns, Excelente Layout, e Amplo Conteúdo!^^
    Estou seguindo !
    O Meu é sobre Humor Negro! ^^
    Se quiser fazer uma visita, fique a vontade!
    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir