sábado, 18 de setembro de 2010

O barco de Teseu...


O lendário herói grego Teseu, decidido a livrar Atenas do pesado tributo de todo ano sacrificar sete rapazes e sete moças, ele foi voluntário para entrar no labirinto mantido pelo rei Minos, na ilha de Creta. Ele derrotou o monstro que habitava lá, o Minotauro. Ele acabou com a maldição e retornou em seu barco para Atenas, e foi recebido como um grande herói.


Anos depois de sua morte, o barco foi preservado como patrimônio histórico. Com o passar dos anos, aos poucos o barco ia se deteriorando, e as peças velhas iam sendo trocadas por novas. Trezentos anos depois, todas as partes do barco já tinha sido trocadas. Surgiu então uma dúvida entre os Atenienses, eles se perguntavam:”Será que aquele barco com todas as peças trocadas era o mesmo de 300 anos atrás?”. Alguns diziam que sim, pois o barco só foi reparado, outros diziam que não, porque daria para se montar outro barco com as peças velhas que foram descartadas, e outros diziam ainda que existia então dois barcos de Teseu, o novo, e um velho que daria para montar com as peças descartadas.

Adoro mitologia, mas também a ciência, a cada dia, bilhões de nossas células se dividem em duas. Para isso, precisam duplicar o DNA, e destinar uma cópia para cada célula-filha. Enquanto as células mais velhas morrem, as recém criadas ocupam o lugar deixado por elas. O problema é que o mecanismo de divisão celular é sujeito a pequenos erros. Quando o DNA é copiado, as imperfeições contidas nele também são duplicadas.
Cada um desses erros é transmitido às células-filhas, às células-netas e, assim, sucessivamente, para todas as descendentes.

É como nas fotografias: cópias de cópias perdem a nitidez. Desde o nascimento trocamos todos os ossos do nosso rosto a cada dois anos. Aos 70 anos, nossa face é a trigésima quinta cópia da que tínhamos ao nascer. A cada cópia as imperfeições se tornaram mais aparentes. É por isso que parecemos tão diferentes quando estamos mais velhos. E a cada sete anos todas as células de nosso corpo já foram trocadas.

Acho que é por isso que às vezes temos uma pequena crise de identidade rsrs.

Isso me faz pensar, quem eu sou? Eu sou meus 23 anos de experiência, eu sou o resultado de tudo o que eu vi, li, ouvi, senti, fiz e aprendi até esse exato momento.

Este é o ano que eu mais tenho lido livros, dos mais variados assuntos (literatura, religiões, economia, história, filosofia, etc.), e eu tenho adorado, pois com cada livro que eu tenho lido, tenho mudado meus pensamentos. Neste caso cai bem aquela frase, “Eu sou sempre eu mesmo, mas com certeza não serei o mesmo para sempre”.

Eu sou aquele garotinho que até aos 8 anos de idade adorava desenhar, e desenhava bem, todos os dias se juntava com os amiguinhos da rua, imagine cerca de 20 pirralhos correndo de um lado para o outro, brincando de pique se esconde, policia e ladrão, pique ajuda.

Sou aquele menino que aos 12 anos jogava RPG, soltava pipa, jogava pião, bolinha de gude, assistia desenhos animados.

Eu sou aquele adolescente de 16 anos de idade, que era cabeludo, curtia Heavy Metal e Power Metal, assistia seriados, ficava na pracinha conversando com os amigos a noite toda.

Eu sou aquele rapaz que aos 18 anos era aluno do CEFETES, esforçado e inteligente.

Aos 19 passei pela fase mais difícil da minha vida.

Eu sou aquele trabalhador que aos 20 conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada, numa grande empresa, da qual se orgulha e trabalha nela até hoje, aquele rapaz que estava aprendendo a surfar e falar inglês fluente, que estava tirando a habilitação de motorista, que adora dirigir, comprou seu primeiro carro, que gosta de sair, passear, de malhar, aquele cara que chama seus melhores amigos de brother.

Aquele que até aos 22 anos curtia a vida no auge de sua virtuosidade em festas, baladas, churrascos, micaretas, viagens de carro, ônibus, avião, trem e cruzeiro universitário.

Aquele que todo dia quando chega em casa dá um abraço no pai e um beijo na mãe. Fala com os irmãos que os ama. Aquele que quando abre o portão os sobrinhos vêm correndo da um abraço.

Agora saindo dos 23 anos, trabalhando, fazendo faculdade, cursos, indo à igreja com maior frequência, lendo mais livros, preocupando cada vez mais comigo e com minha família, busco a paz e a luz (sou hippie galera, não se esqueçam rsrs - só quem leu o post que escrevi sobre o assunto vai entender), agora busco o conhecimento e o crescimento, investindo nos estudos, na minha vida, na minha família, na minha carreira profissional, na minha vida espiritual, pois Deus esta ao nosso lado em todos os momentos, e não devemos esquecê-lo. Estou seguindo os passos que planejei, escrevendo um novo capítulo no meu livro (neste caso também só quem leu meu post sobre escrever um livro vai entender rsrs). Este post ficou engraçado, acho que é o meu desabafo por esta ficando velhinho, meu aniversário estar chegando rsrs.

Me sinto como se fosse o barco de Teseu...

6 comentários:

  1. oi, adorei sua forma de escrever,
    adorei sua crise dos 30 antes dos 30,
    adorei seu blog (:
    belo post parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Coom certeza seu melhor post! Adorei!

    http://huandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz de saber que gostaram, valeu Huandra!!!

    ResponderExcluir
  4. Thiagoo, abandonou o blog?
    Bem, estou passando por aqui para te desejar um 2011 maravilhoso e cheio de alegrias e vitórias!
    Feliz ano noovo!

    http://huandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Momentaneamente, por falta de tempo, o pouco que tinha priorizei outras coisas rsrs, mas não vou abandonar o blog não. E obrigado Huandra, te desejo TUDO de bom. Feliz ano novo, que esse seja um ano de conquistas, que você alcance todas as suas metas. Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  6. Olá Thiago!

    Parabéns pelo seu blog. Grata surpresa encontrá-lo no primeiro dia útil do ano. Já o estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar retribuir, seguindo-o também, me sentirei honrado. Seus comentários lá serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.com

    Desejo-lhe um novo ano repleto de surpresas especiais da parte do Pai Celestial.

    ResponderExcluir